A importância da medição da dureza dos materiais

 meicaodedureza

Somos consumidores finais de uma infinidade de produtos diariamente, muitas vezes não fazemos a mínima ideia de como eles são formulados na indústria, menos ainda das técnicas e especificações que são utilizadas em sua produção.

Os padrões de dureza são um claro exemplo disso, poucos sabem o que são e como são empregados na produção de um produto. Mesmo assim, a calibragem dos aparelhos que aferem isso são um dos mais importantes métodos de medição conhecidos para que se possa constatar se a rigidez é suficiente necessária.

Existem alguns padrões de dureza conhecidos, eles são usados como referencia na hora da medição de dureza de determinado elemento, isso garante igual padrão de qualidade nas produções de larga escala que são feitas nas empresas.

A conferencia dessa dureza é feita através de alguns aparelhos específicos, chamados de durômetros,  que são criados justamente com essa finalidade, eles exigem pericia para manuseio e entendimento dos dados que ele apresenta.

PADRÕES DE DUREZA

Dureza, no âmbito de ciência dos materiais, é a uma das características de elementos sólidos e está intimamente vinculado com a ligação dos átomos. A grosso modo, a dureza pode ser entendida como a facilidade que um material tenha de riscar ou penetrar em outro.

Existem muitos processos de produção onde é necessário se medir a dureza dos materiais a fim de garantir a qualidade e uniformidade do produto final.

E aí entram os padrões de dureza, eles são blocos referenciais utilizados na calibração dos aparelhos que fazem esse tipo de medição. Os padrões de dureza são produzidos de acordo os métodos a que se destinam. Alguns desses parâmetros mais conhecidos são:

  • Brinell: É o primeiro ensaio sobre dureza feito, feito em 1900, pelo engenheiro sueco  Johan August Brinell e é usado para medir a dureza, principalmente, de metais;
  • Rockwell: É um dos métodos mais fáceis dentre a medição de dureza, ele se utiliza de várias escalas diferentes para sua formulação e não exige alto grau de pericia do operador do aparelho de medição;
  • Vickers: É o mais o mais técnico dos métodos de medição de dureza, ele é baseado em conceitos laboratoriais e especificações extremamente técnicas que fazem referencia a formas geométricas durante a perfuração de um material mais duro em outro.

APARELHOS DE MEDIÇÃO

Os aparelhos de medição servem para apresentar os dados de dureza de determinado material para o seu operador que então irá interpretar e verificar se a dureza está de acordo com o padrão a que ela faz referencia.

Para se efetivar esse processo necessário que, antes de se utilizar no produto, se calibre o aparelho medidor em um padrão de dureza, assim eles estará pronto para que se possas verificar se determinado material possui a dureza necessária para seu especifico fim.

MATERIAIS MAIS MEDIDOS

A medição de dureza estende-se a uma gama enorme de materiais que podem ser medidos, logo, a variedade de aparelhos e padrões ligados a essa aferição é grande e variada.

Isso faz com que se precise de aparelhos e padrões de medição de qualidade. Uma vez que, caso não sejam, isso pode comprometer o produto final.

As medições de dureza são feitas principalmente na área da indústria, a produção de massa de determinados objetos exige um rigoroso controle para que os produtos mantenham uma igualdade comum a todos.

Essa aferição da dureza pode ser feita no inicio, no final ou durante várias etapas do processo de produção. Os materiais que mais são medidos nesse meio são os metais, porém são comuns também padrões para medir o quão duros são cerâmicas, borrachas, couro e resinas.

DUREZA EM CURITIBA

A DUROCONTROL Ind. e Com. ltda, é uma empresa com mais de  20 anos de experiência no mercado de medição de dureza. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas. Ligue(41)3252-1088 ou acesse nosso site www.durocontrol.com.br.