O que é o durômetro

21-01-16

Muitas pessoas já podem ter ouvido falar sobre o durômetro, mas não fazem ideia do que se trata e nem qual é a sua função. Por se tratar de um nicho bastante específico, é importante que quem está procurando por esse tipo de equipamento compreenda como ele funciona.

Sendo assim, o durômetro é utilizado na medição da dureza, onde é medida a profundidade da impressão deixada no material em questão, sendo feito com a aplicação de carga e depende também de outros fatores além da dureza, como as propriedades viscoelásticas e da duração do ensaio.

Para que serve o durômetro

O durômetro foi criado em 1920, sendo muito utilizado na medição da dureza de polímeros, elastômeros e borrachas e outros materiais com propriedades semelhantes.

Esse equipamento é uma evolução do escleroscópio, que era baseado no princípio de medição de queda de peso, o qual foi substituído pelo sistema de medição por mola.

Como ele funciona

O funcionamento do durômetro é muito simples. O material o qual se quer saber a dureza é submetido a uma pressão definida a qual é aplicada por uma mola calibrada que atua sobre o endentador. Um indicador irá fornecer a profundidade da endentação, dessa forma, o valor é tido pela profundidade da penetração no material.

São utilizadas inúmeras escalas em materiais de propriedades diferentes. As mais comuns são a A e D, sendo que A é utilizada em plásticos macios e a D em plásticos rígidos.

Durômetro em Curitiba

A DUROCONTROL Ind. e Com. ltda, é uma empresa com mais de  20 anos de experiência no mercado de medição de dureza. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas. Ligue (41)3252-1088 ou acesse nosso site www.durocontrol.com.br.