Penetradores para site

Entenda o Padrão de Dureza Brinell

O Padrão de Dureza Brinell é o melhor método para medição da macro dureza de um metal, principalmente para aqueles materiais que possuem estruturas heterogêneas. Os melhores resultados são alcançados quando a impressão é feita em pelo menos duas direções.

A medição Brinell foi o primeiro processo de medição de dureza, proposto em 1900, pelo engenheiro sueco Johan August Brinell. O método Brinell é baseado em um penetrador esférico, no qual é aplicada uma determinada carga, a fim de realizar a medição de dureza do metal em questão. Quando comparado a outros métodos, o Brinell oferece medição mais precisa, pois o teste abrange uma área mais significativa do material.

Como funciona o teste

A carga aplicada varia entre 500 e 3000 kgf e, durante o teste, a carga é mantida constante por um período entre 10 e 30 segundos. O número Brinell de dureza (HB) é função da carga aplicada e do diâmetro da impressão resultante.

 dureza-brinell-blog-durocontrol

Considerações sobre o padrão Brinell

O padrão Brinell deve ser usado em peças específicas, pois seu tamanho pode danificar algum objeto. Para garantir um bom resultado, a medição do diâmetro da impressão deve ser feita em pelo menos duas direções. A dimensão da dureza Brinell é MPa e uma das normas que a regem é a Standard Test Method for Brinell Hardness of Metallic Materials (ASTM E10).

 

PADRÕES DE DUREZA BRINELL É NA DUROCONTROL

A DUROControl Ind. e Com. LTDA é uma empresa com mais de  20 anos de experiência no mercado de medição de dureza. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas. Ligue: (41)3252-1088 ou acesse nosso site www.durocontrol.com.br.