método-rockwell-durocontrol-blog-img-1

Entenda o padrão de dureza rockwell

O ensaio Rockwell é um método de medição direta da dureza e o mais utilizado no mundo, pois se trata de um processo rápido e fácil de ser realizado, além de ser livre de erros humanos. Ele permite a avaliação da dureza de diversos tipos de metais, dos mais moles até os mais duros. É bastante preciso, detecta pequenas diferenças de dureza com facilidade e ainda produz um pequeno tamanho de impressão nos metais.

A maior vantagem do Ensaio Rockwell  é que seu uso é simples e não exige grandes habilidades para quem o for usar. Com este método, há possibilidade de medir diferentes tipos de metais. Se você está precisando de padrão de dureza Rockwell, conte com a DUROControl.

COMO FUNCIONA

Os penetradores incluem as esferas fabricadas em aço com diâmetros de 1/16, 1/8, 1/4 e 1/2 polegada, assim como cones de diamante, utilizados nos materiais de alta dureza. Assim, a dureza é obtida através da diferença entre a profundidade de penetração resultante da aplicação de uma pequena carga, seguida por outra de maior intensidade.

  • Na superfície limpa, aplica-se uma pré-carga de 10 kgf;
  • Aplica-se uma carga nominal que pode variar entre 60, 100 ou 150 kgf;
  • Depois de aproximadamente 10 segundos é retirada a carga;
  • E é realizada a leitura da dureza do material diretamente na máquina, por isso, é um método direto de medição de dureza e um dos mais utilizados nas indústrias.

 

PADRÕES DE DUREZA ROCKWELL É NA DUROCONTROL

A DUROControl Ind. e Com. LTDA é uma empresa com mais de  20 anos de experiência no mercado de medição de dureza. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas. Ligue: (41)3252-1088 ou acesse nosso site www.durocontrol.com.br.