padrão de dureza - durocontrol - blog1

Entenda o Padrão de Dureza Vickers

Nos ensaios Vickers, as leituras são extremamente precisas. Além disso, é utilizado apenas um tipo de endentador para todos os tipos de metais e faces, considerando que esse ensaio pode ser aplicado em diversos tipos de materiais, indo dos mais moles aos mais duros, contando ainda com uma vasta faixa de ajuste de cargas.

Para descobrir a dureza do material, depende-se somente da carga aplicada e da diagonal média do penetrador, o qual é em formato de pirâmide com base quadrada e isso torna o processo Vickers menos complicado. Você já sabe, padrão de dureza Vickers, é com a DUROControl!

Como funciona o teste

padrão de dureza - durocontrol - blog

A carga é aplicada durante um período de 10 a 15 segundos. As duas diagonais da endentação deixadas na superfície do material depois da remoção da carga são medidas usando-se um microscópio. Com os valores, lidos calcula-se a média aritmética. A seguir calcula-se a área da superfície inclinada da endentação. A dureza Vickers é o quociente obtido dividindo a carga (em kgf) pela área da endentação.

Vantagens do padrão Vickers

Diferentes ajustes de cargas resultam praticamente no mesmo valor de dureza para materiais uniformes. Isto é muito conveniente, pois evita a mudança arbitrária de escala com outros métodos de medição de dureza.

Crédito: Cimm.com.br

PADRÕES DE DUREZA VICKERS É NA DUROCONTROL

A DUROControl Ind. e Com. LTDA é uma empresa com mais de  20 anos de experiência no mercado de medição de dureza. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas. Ligue: (41)3252-1088 ou acesse nosso site www.durocontrol.com.br.