Esferas de Tungstênio – Metal duro

Muito utilizado nas indústrias e em vários artefatos, o Tungstênio é um dos metais mais peculiares que existem. Mas você conhece esse material e sabe para que ele serve? Nesse texto vamos conhecer um pouquinho mais dele e suas aplicações.

Esferas de Tungstênio

O QUE É E DE ONDE VEM O TUNGSTÊNIO?

Wolframite, minério de Tungstênio, na sua forma impura é um metal de cor branca a cinza, frequentemente frágil e difícil de trabalhar, mas quando puro, pode ser facilmente trabalhado, podendo ser cortado com uma serra de metais, forjado, trefilado, extrudido ou sinterizado. Dentre todos os metais na forma pura, o tungstênio tem o mais alto ponto de fusão (3 422 °C), a menor pressão de vapor e (a temperaturas acima de 1.650 °C) a maior resistência à tração. Apresenta o menor coeficiente de expansão térmica entre todos os metais puros.

São utilizados:

  • Na fabricação de eletrodos para soldagens TIG;
  • Soldagens TIG;
  • Em ligas de aço empregadas na fabricação de ferramentas;
  • Na fabricação do carbeto de tungstênio que é amplamente utilizado em ferramentas de corte e furação;
  • É a matéria-prima principal do filamento de lâmpadas incandescentes por ser o metal com maior ponto de fusão;
  • As esferas de carbeto de tungstênio são utilizadas nas canetas esferográficas.

AS ESFERAS DE TUNGSTÊNIO E SUAS APLICAÇÕES

esfera de tungstênio, também denominada como esfera de metal duro, tem, basicamente, em sua composição o tungstênio e cobalto, sendo formado por um processo de sinterização. Por causa das suas propriedades químicas, a esfera de tungstênio possui uma rigidez extrema, dureza e resistência ao desgaste, podendo suportar fortes impactos, o que se reflete diretamente em sua durabilidade. Devido ao fato de a esfera de tungstênio ser extremamente dura, são muito utilizadas em aplicações que exijam ótima resistência à abrasão.

Utilizam-se principalmente em pontas de polígrafos, válvulas especiais, calibração, instrumentos de medição, durômetros e entre outros.

Tamanho: de 0,3 a 100 mm.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Esferas de Tungstênio, conhecidas também como Esferas de Carbeto de Tungstênio ou Esferas de Metal Duro possuem algumas características que às levam à singularidade:

  • Extrema dureza;
  • Alta densidade;
  • Excelente resistência a meios corrosivos (inerte à maioria dos meios);
  • Boa condutividade térmica;
  • Boa condutividade elétrica;
  • Baixo índice de expansão térmica.

Esferas-Tungstênio-Durocontrol-imagem-jpeg

Como visto, as esferas de metal duro são consideradas produtos essenciais para as aplicações industriais. Por essa razão, adquira peças de qualidade para evitar transtornos futuros, manutenção e custos extras. A Durocontrol é especialista em esferas de Tungstênio, oferecendo o melhor custo-benefício a você.

 

ESFERAS DE TUNGSTÊNIO É NA DUROCONTROL

A DUROCONTROL Ind. e Com. LTDA é uma empresa com mais de  20 anos de experiência no mercado de medição de dureza. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas. Ligue: (41)3252-1088 ou acesse nosso site www.durocontrol.com.br.