As ligas metálicas na indústria

LIGAS METALICAS NA INDUSTRIA

Atualmente, a grande maioria dos produtos que consumimos passa por um processo de produção de massa, o termo “industrializado” é destinado ao item resultante dessas linhas de produção industrial.

A INDÚSTRIA

A indústria é um setor muito importante para o desenvolvimento e firmamento econômico de um país, é um dos setores responsáveis pela ascensão de muitas atuais potencias na era industrial.

Atualmente quase tudo que chega até nós é, total ou parcialmente, produzido através de algum tipo de processo industrial. Ao se falar em indústria, a primeira coisa que se vem à cabeça são linhas de produção gigantescas com várias pessoas e máquinas enormes. E, salvo crescentes exceções, é exatamente desta forma que ocorre.

É o metal um dos maiores impulsionadores do desenvolvimento industrial desde seu começo nos períodos pós-iluministas na Europa. Em casos que ele não é matéria prima de produção, ele pode ser encontrado nos maquinários das grandes fabricas.

Para garantir a qualidade do produto final desses processos de produção industrial, é importante se ter uma constante aferição de parâmetros necessários para a garantia de qualidade desses metais, presentes nos insumos ou maquinários.

Um desses parâmetros utilizados nesses materiais são os padrões de dureza, eles se mostram de extrema importância e são feitos em vários momentos de vida útil do metal na indústria.

LIGAS METÁLICAS

Os metais utilizados na indústria, geralmente, não são utilizados da mesma forma que se encontram na natureza, logo, passam por processos nos quais passam para ganhar forma e características necessárias para aplicação dentro do contexto fabril. Mesmo com isso, um metal sozinho pode não atender os requisitos necessários para aplicação na área industrial.

Com isso, viu-se a necessidade de se aplicar nos processos de produção desse setor as chamadas ligas metálicas. Uma liga metálica, definida a grosso modo, pode-se considerar todo material com características metálicas quee contem dois ou mais elementos químicos sendo que ao menos um deles é metal.

As ligas metálicas são materiais que podem ter muitas utilidades, pois de acordo com a necessidade especifica para determinado fim se cria uma liga com particular propriedade. Logo, pode-se imaginar que existe uma grande variedade de ligas metálicas, e sim realmente há.

APLICAÇÕES

Devido às possibilidades de dar uma determinada característica à liga conforme a especificação de uso que ela se destinará, as aplicações desses materiais são amplamente variadas.

O uso das ligas metálicas é comum do trilho da cortina da sua casa, até mesmo à indústria aeroespacial, logicamente, dadas as suas devidas especificações.

Geralmente para uso industrial as ligas necessitam ser de maior dureza e densidade, é comum nessa área as ligas de aço, que, geralmente, são compostas por titânio, carbono, ferro formando assim o aço, outros elementos podem ser adicionados nessa liga, conforme a aplicação que se vá dar à ela.

As ligas de alumínio, por outro lado, também são de uso muito comum, diferentemente do aço, essas são conhecidas por sua maior maleabilidade.

DUREZA DAS LIGAS

Na indústria, um ponto muito importante a se verificar nas ligas metálicas é a sua dureza, é esse parâmetro que vai evidenciar se esse material é resistente o suficiente para a utilização que se pretende destiná-lo.

Essa aferição é feita com base em parâmetros pré-determinados (já explicados aqui no blog no post sobre padrões de dureza) e é o durômetro a ferramenta mais utilizada para fazer essa medição.

MEDIÇÃO DE DUREZA DE LIGAS METÁLICAS UTILIZADAS NA INDÚSTRIA EM CURITIBA

A DUROCONTROL Ind. e Com. ltda, é uma empresa com mais de  20 anos de experiência no mercado de medição de dureza. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas. Ligue(41)3252-1088 ou acesse nosso site www.durocontrol.com.br.