Clique nas imagens para ampliar
Saiba mais sobre Durômetro rockwell
A medida que a tecnologia dos materiais e suas aplicações foram se sofisticando, tornou-se cada vez mais necessários mecanismos de avaliação mecânica das características destes materiais.
A medição de dureza de materiais é um recurso muito importante para esta avaliação.
Dentre inúmeras características, podemos citar: agilidade do ensaio, baixo custo do ensaio e representação significativa das características mecânicas do material, possibilitando intervenções, diagnósticos e soluções no processo produtivo.
Muitos são os tipos de ensaio de dureza de materiais que poderíamos citar. Cada qual com características mais apropriadas para cada situação. Citamos alguns:
Durômetro Brinell: tem como principal característica, a possibilidade de se utilizar muitas opções de força e diâmetro de esfera, de acordo com as características de espessura e metalografia do material. Este método permite fazermos tanto ensaios com grande amostragem do material com maior profundidade, como também podemos fazer um ensaio de menor amostragem de material.
Durômetro Vickers é muito usado para medição de microdureza, utilizando-se cargas de até 1000 g, ou macro dureza Vickers, utilizando cargas de até 100 Kg.
Durômetro rockwell: este ensaio tem uma versatilidade enorme, pelo fato de utilizar inúmeros tipos de penetradores (esferas de tungstênio de 1/16”, 1/4” e 1/8”) e penetrador de diamante. Tal fato possibilita a medição de dureza de materiais extremamente macios, a materiais extremamente duros. Para tanto, basta selecionarmos a carga e o penetrador adequado.
No ensaio realizado pelo durômetro rockwell utilizamos cargas de 15, 30 e 45 Kgf para ensaios superficiais, ou cargas de 60, 100 e 150 Kgf para ensaios normais.
O durômetro rockwell que faz ensaios utilizando pré-carga de 3 kgf e cargas de ensaio de 15 Kg, 30 Kgf e 45 Kgf, é chamado de durômetro superficial.
O durômetro rockwell que faz ensaios utilizando pré-carga de 10 kgf e cargas de ensaio de 60 Kg, 100 Kgf e 150 Kgf, é chamado de durômetro normal.
Quando o durômetro rockwell faz ensaios superficiais e normais, ele é chamado de durômetro combinado.
Os ensaios superficiais são realizados quando a espessura do material ou camada são muito finos, ao passo que os ensaios normais são feitos em corpos com maiores espessuras de camada.
O durômetro rockwell pode ser portátil ou de bancada.
A Durocontrol tem uma grande experiência com durômetro rockwell. Caso tenha alguma dificuldade, entre em contato conosco para redimir suas dúvidas.
Para saber mais sobre Durômetro rockwell
Ligue para 41 3252-1088 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!