Clique nas imagens para ampliar
Saiba mais sobre Calibração de microdurometros
As medições de dureza de materiais podem ser feitas através dos métodos Rockwell, Brinell ou Vickers. A medição pelo processo Vickers é realizada utilizando-se um penetrador piramidal de diamante lapidado conforme procedimentos normalizados, através do qual é aplicada uma carga previamente selecionada contra uma superfície adequadamente preparada. Este procedimento vai provocar numa visão tridimensional, uma deformação em forma de tronco de pirâmide. A visualização bidimensional é de um quadrado marcado pelas arestas da pirâmide, tendo o vértice no centro do quadrado. O valor médio das duas diagonais aplicado na equação de dureza Vickers nos dá o valor da dureza Vickers.
Quando a força aplicada é superior a 1 Kgf chamamos de medição Vickers. Quando a força aplicada é menor que 1 Kgf, chamamos de medição micro Vickers, ou medição de microdureza. O equipamento que mede microdureza Vickers é chamado de microdurômetro.
O microdurometro normalmente dispõe das seguintes cargas de ensaio:
- 1000 g;
- 500 g;
- 300 g;
- 200 g;
- 100 g;
- 50 g;
- 25 g;
- 10 g.
A norma permite que a calibração de microdurometros pode ser feita de forma direta ou indireta.
Calibração de microdurometros pelo método indireto: esta calibração é feita utilizando-se padrões de microdureza Vickers, adotando-se como critério de adequação ao uso os erros percentuais definidos em norma. A calibração de microdurometros de forma indireta nos informa o valor do erro encontrado para dada faixa de dureza e carga, mas não nos informa a fonte do erro.
Calibração de microdurometros pelo método direto: Esta calibração é feita medindo-se cada variável que compõem o processo de medição. São elas:
A carga aplicada: medida com um dinamômetro digital calibrado, com resolução adequada.
Medição micrométrica: calibrada e ajustada através de uma escala de cristal calibrada com resolução de 10 mícron.
Verificação do penetrador de diamante: É feita através da observação da deformação impressa pelo penetrador no padrão de dureza. Ali verificamos se existe alguma imperfeição nas faces, nas arestas ou no vértice da pirâmide, lembrando que o desencontro das faces no vértice deve ser menor ou igual a 2 mícron.
Calibração dos micrometros da mesa micrométrica: Esta calibração é necessária no processo de medição de profundidade de camada.
Quando o equipamento está instalado na área fabril, recomendamos que a calibração de microdurometros seja feita a cada 6 meses. Se o equipamento está instalado em laboratório, a recomendação de periodicidade de calibração de microdurometros é de 12 meses.
A Durocontrol efetua calibração de microdurometros analógicos ou digitais em todo o Brasil. Entre em contato conosco para sanar suas dúvidas.
Para saber mais sobre Calibração de microdurometros
Ligue para 41 3252-1088 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!